O SINJUSMAT - Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso tem como missão defender os direitos dos Trabalhadores do Poder Judiciário Estadual e representá-los em todos os níveis, visando preservar e ampliar suas conquistas e, assim, melhorar sua qualidade de vida, bem com lutar pela dignidade do Trabalhador e por condições de trabalho verdadeiramente justas. Já como visão as suas premissas são de ser um Sindicato que preste serviços de qualidade aos Trabalhadores; ter presença constante nos espaços de discussão dos interesses dos Trabalhadores; realizar ações permanentes nas áreas trabalhistas e social bem como promover o fortalecimento da representatividade Sindical.
E foi nestes termos que atuou nesta campanha salarial 2022. Com sua Diretoria sempre em busca de melhorias salariais e de melhores condições de trabalho para os Servidores do Poder, o que reflete diretamente na qualidade de vida destes, não mediu esforços em lutar por um realinhamento na tabela de subsídios dos Servidores de Carreira do Poder, majoração dos auxílios (saúde e alimentação), bem como implementação de questões relativas ao sistema de carreira (SDCR). A atuação do Sinjusmat já vem de muito antes desta campanha/2022, seja em mesa de negociações, pedidos administrativos, medidas judiciais, participação em Comitês junto ao E.TJMT, onde avanços foram alcançados, mas os Trabalhadores do Poder precisam e merecem ser vistos pelas Administrações do E.TJMT como parte essencial da engrenagem que impulsiona os resultados obtidos pelo Tribunal, um bom exemplo de trabalho conjunto entre Magistrados e Servidores é o prêmio de Selo Ouro obtido do CNJ em dezembro de 2021 onde, mesmo durante o período de pandemia, registrou este marco histórico para o Poder Judiciário estadual.
Nesta campanha salarial/2022, o SINJUSMAT, representado por sua Diretoria, em especial a Presidência na pessoa de Rosenwal Rodrigues dos Santos, da Vice-Presidência na pessoa de Geane Lina Telles (representante do Sinjusmat no Comitê Gestor do SDCR e outras Comissões) e da Diretora Financeira Elisangela Artmann, conseguiu unir os Servidores em uma luta justa por melhorias salariais e de condição de trabalho ampliada. Vale ressaltar o apoio recebido pelas Associações de Servidores, dentre as quais citamos a ASTEJUD (Associação dos Técnicos Judiciários do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso) representados pelo Ilmo. Senhor Anderson Rafael Tafernaberri e ASPOJUD (Associação dos Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso), representados pela Ilma. Senhora Jane Silva Barbosa, que estiveram alinhados com o Sinjusmat até o último momento na luta pelas conquistas alcançadas.
E desta união, garra e luta, sempre pautada pela negociação franca e transparente, contamos com a sensibilidade da Desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas, Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso que, mais uma vez demonstrou que a Administração do Tribunal está focada em solucionar ou, dentro das possibilidades orçamentárias do momento, chegar a valores que venham a melhorar a questão salarial dos Servidores de Carreira Ativos e Inativos. Assim, o diálogo franco e justo prevaleceu e a Excelentíssima Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, demonstrando total sintonia com os pleitos dos Servidores apresentou, através do Ofício 320/2022-PRES/TJMT, uma proposta que, em síntese, contemplou: I) Realinhamento na tabela de subsídios em 16%; II) Majoração do auxílio saúde para R$ 1.510,00; além da Administração esclarecer que estão em estudos as reivindicações referentes às alterações no SDCR, o que pela própria complexidade e natureza demandará maior tempo de tramitação.
Diante deste avanço, conquistado pela UNIÃO de todos os Servidores, o líder Rosenwal convocou Assembleia Geral Extraordinária para o dia 16-março-2022 às 14hs, via live no canal do Youtube do Sinjusmat e conduziu os trabalhos juntamente com a guerreira Vice-Presidente Geane, Diretores, e demais Servidores palestrantes. A assembleia foi democrática com a abertura da palavra a todos, seja via presença como palestrante, seja via chat, onde puderam manifestar sua posição diante da proposta da respeitável Administração do E.TJMT.
Por fim, sendo a AGE soberana nas suas decisões, a maioria dos participantes, decidiram por concordarem com a proposta apresentada pela Presidência através do Ofício n.º 320/2022 e, por conseguinte, retirarem o estado de greve e o caráter de assembleia geral permanente.
Assim, o Presidente Rosenwal Rodrigues dos Santos determinou a imediata comunicação, via ofício, do resultado desta AGE à Administração do E. Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
Nas palavras do presidente do Sinjusmat Rosenwal Rodrigues “a UNIÃO fez a diferença e a todo momento, o DIÁLOGO franco e transparente com a Administração do Tribunal prevaleceu. Assim todos saem fortalecidos, todos ganham, pois Servidor valorizado se converte em excelência na prestação jurisdicional”.
Link para baixar este Ofício:
https://drive.google.com/file/d/1iAgAOxBIjPAJrcJbRE8c6gyVe7uEwt25/view?usp=sharing