01

    02

    Aba 1

    Rosenwal e Geane visitam Fórum da Capital e propõem mudanças no novo sistema de segurança

    Na tarde desta segunda-feira, 17, o presidente e a vice-presidente do Sinjusmat, Rosenwal Rodrigues e Geane Teles visitaram o Fórum de Cuiabá para conhecer de perto o novo sistema de controle de acesso de servidores e visitantes a essa instituição.

    Segundo Rosenwal Rodrigues o sindicato tem sido procurado por vários servidores com reclamações sobre o funcionamento do novo sistema.

    "Após diversas reclamações, visitamos a instituição para conhecer o novo sistema de segurança ali instalado. Vimos que de fato os detectores disparam mesmo quando o servidor não está portando metal nenhum. Observamos também que o servidor é obrigado a se identificar ao passar pela catraca quando se desloca dentro do Fórum. Esse excesso de identificação tem acarretado atraso em diversos procedimentos. Diante disso, levamos ao conhecimento da gestora-geral do Fórum, Giselda Rosa Fernandes, e ela mesma ao verificar o problema concordou e está levando ao diretor do Fórum, Dr. Luís Aparecido Bortolussi, para que se corrija esses pormenores", relata Rosenwal, após atender as solicitações dos servidores.

    "Outro aspecto do funcionamento do sistema de segurança que nós do Sinjusmat fazemos questão de destacar é que ele deve ser aplicado para todos os servidores, tanto efetivos, como contratados, os comissionados, promotor, defensor, todo mundo, sem distinção ou preferências", faz questão de lembrar a vice-presidente Geane Teles.

    A resolução de segurança

    A resolução no 291-23/8/2019, do Conselho Nacional de Justiça estabelece medidas de segurança a serem adotas gradativamente pelos Tribunais de Justiça e outros órgãos do judiciário.

    Dentre estas medidas, destaca-se o controle de acesso e fluxo em suas instalações; a instalação de sistema de monitoramento eletrônico das instalações e áreas adjacentes; instalação de pórtico detector de metais e catracas; instalação de equipamento de raio X; policiamento ostensivo; restrição do ingresso de pessoas armadas em suas instalações, ressalvados magistrados e policiais, na forma de ato normativo próprio.

    Os diretores do Sinjusmat reconhecem a importância da iniciativa de modernizar e aprimorar o sistema de segurança do Fórum da Capital, desde que ele não venha a gerar procedimentos burocráticos que resultem em atrasos no desempenho das funções dos servidores.

    • SINJUSMAT -
    • SINJUSMAT -
    • SINJUSMAT -